PROJETOS E OFICÍNAS
SAPO OFICINA








Uma experiência em teatro e saúde mental. Ao longo de todos esses anos o coletivo criou uma maneira de trabalhar que levou em conta os delírios e tantos outros atravessamentos pelos quais o sujeito psicótico passa, oferecendo outro acolhimento: o da produção artística.
A prática artística com o sujeito psicótico parece sempre colocar em questão todo saber adquirido no momento de oferecer o conhecimento. Por isso podemos dizer que estamos a todo o tempo reinventando nossas práticas para encontrar uma maneira possível de criar. Este possível e impossível, este saber e não saber em questão se faz presente, porque parece ser sempre atravessado pelos delírios dos integrantes.
Na oficina, os atores do Sapos e Afogados ministram as aulas, promovendo um espaço de troca, experimentação e aprendizagem.
OFICINA SE DELIRAR, DELIROU!








A inevitável necessidade de lidar com o delírio para conseguir administrar o trabalho se tornou o eixo de todos os processos constituindo, assim, o modo de criação do Núcleo de Criação e Pesquisa Sapos e Afogados. Trata-se de oferecer um lugar a esses delírios metaforizando-os, transformando-os em objeto artístico do coletivo, acompanhado de outras temáticas, e não mais uma produção delirante do sujeito. A máxima trazida pelo ator Edmundo Veloso Caetano, “Se delirar... Delirou!”, nos instiga a levar adiante a pesquisa sobre “O lugar do delírio na construção cênica”.
Delirando como Sapos: A oficina realizada desde 2011 tem o objetivo de mostrar ao público participante como se dá, na prática, este modo de criar. Para isso convidamos todos a jogar cenicamente com os delírios, fantasias e devaneios pessoais. E para acompanhar esse delírio escolhemos como temática “O livro das Ignorãnças”, de Manoel de Barros. Buscamos, na essência do livro, uma ideia que se acorda com o fazer artístico do Núcleo, a de “desacostumar a palavra” oferecendo-lhe novas significações.
AULA DE MIRRA








O que é MIRRA?
MIRRA não é uma luta. São exercícios cujo objetivo é lhe fazer flutuar.
Em uma aula de MIRRA, o aluno ensina ao professor.
Em MIRRA “OSS”mirriamos o seguinte pensamento: “ Eu te conheço se tu me compreendes”. Senão não mirriaremos.
SAPO ESCOLA








Este é um projeto que leva às Escolas discussões sobre a loucura, o “adoecimento mental” e as possíveis formas de tratamento nos tempos atuais. Cada encontro com as crianças e adolescentes pretende abordar as questões sobre a cidadania e respeito como direitos das pessoas com/em sofrimento mental, promovendo o resgate da capacidade do sujeito psicótico de participar do universo das trocas sociais de forma livre. Nestes encontros os alunos das escolas elaboram uma redação respondendo a pergunta “O que é a loucura?” e em seguida entram em contato com os atores do Núcleo de Criação e Pesquisa Sapos e Afogados. As redações são corrigidas pelos atores, fazendo assim possível o convívio e a desmistificação da pessoa com sofrimento mental como alguém perigoso ou incapaz.
PROJETO GIRINO


Este projeto acolhe em forma de estágio outras pessoas com/em sofrimento mental da cidade. Projeto de formação que, após um período de vivência, cada participante pode vir a integrar o grupo de atores do Núcleo de Criação e Pesquisa Sapos e Afogados. Estes recebem carinhosamente o apelido de GIRINOS pelos atores do Sapos e Afogados, até que possam dar o salto definitivo para dentro do “brejo”.